quinta-feira, 23 de abril de 2009

Moradores de favelas viram fotógrafos e lançam livro

Ao longo de oito anos, sete moradores de favelas do Rio, Niterói, na Região Metropolitana, e da Baixada Fluminense, clicaram mais de 50 mil fotos das comunidades carentes em que vivem e que frequentam. O resultado do trabalho desses correspondentes comunitários, gente que foi capacitado pela ONG Viva Rio para atuar como fotógrafos e jornalistas, é o livro “Viva Favela”. Com cerca de 50 fotografias de Deise Lane, Kita Pedroza, Nando Dias, Rodrigues Moura, Sandra Delgado, Tony Barros e Walter Mesquita, o livro revela as alegrias, dificuldades e o lazer dos moradores das favelas como a Rocinha, Mangueira, Morro do Alemão, Santa Marta, Cidade de Deus, entre outras.


(Atleta do Morro do Alemão em foto de Rodrigues Moura)


De acordo com Rubem César Fernandes, diretor executivo da ONG Viva Rio e um dos criadores do Viva Favela, o projeto tem como objetivo mostrar um olhar não estereotipado da vida nas comunidades cariocas.
“Morro e asfalto se estranham em nossos dias, mas os fotógrafos rompem o medo e nos oferecem uma intimidade que faz bem ao olhar. Transformam as circunstâncias pobres e violentas da favela num ambiente que dá gosto de frequentar. Mostram que, para além dos nobres princípios que embalam o bom trabalho existe o sentimento indispensável de amor e prazer pela vida que vibra lá fora, do outro lado da cerca que nos protege” argumenta Rubem César Fernandes.


(Crianças da Cidade de Deus numa "metafoto" de Tony Barros)


Veja slideshow com algumas fotos aqui.

Fonte: Nina Neves para LabFoto.

Um comentário:

Anônimo disse...

amiga querida, que projeto mais lindo!! e o argumento do Rubem César Fernandes é um prato cheio para se comprar o livro!! pelo que ví no slide, o trabalho é de 1ª qualidade!!

incrível mesmo!!

muitos beijos!!!

[vc viu o flickr do cara? ele manda muito na iluminação noturna, né? eu virei fã!!]

mais beijos, sweetie!!